24/10/2011

Meus doces biscoitinhos



Em 2008 fiz estágio em um Hotel aqui em SP. Estagiar em hotel não é nada fácil pra quem não consegue resistir as comidas deliciosas, ou aqueles doces perfeitos que são servidos todos os dias. Lembro que diariamente eu comia uma mini tortinha de limão ou de morango (meu doce preferido), um croissant de chocolate delicioso e lá pra de tarde era lei eu assaltar a área de coffee break da cozinha e roubar os deliciosos petit fours da doceria DULCA. Outro dia lendo uma revista vi a receitinha dos tais biscoitinhos e aquela lembrança do estágio voltou a minha memória e eu então fui fazer a receita, porém ela era bem mais complicada, e ia uma quantidade bem grande de ovos (o que não tinha na minha geladeira). Procurei nos meus livros e achei essa receita bem simples e tão gostosa quanto.

BISCOITINHOS

250g de farinha de trigo
200g de manteiga cortada em pedaços pequenos e levemente amolecida
100g de açúcar de confeiteiro peneirado
sal
2 gemas

Faça um monte com a farinha sobre uma superfície de trabalho e abra um buraco no meio. Ponha a manteiga, o açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal. Com a ponta dos dedos, misture bem até formar um creme. Adicione as gemas e trabalhe delicadamente com a ponta dos dedos. Pouco a pouco, vá incorporando  a farinha e trabalhe a mistura delicadamente com os dedos até obter uma massa homogênea.  Use a palma da mão para empurrar a massa para longe de você, umas 3 ou 4 vezes, até ficar completamente lisa. Faça uma bola com a massa, envolva em filme plástico e deixe na geladeira até a hora de usar. Molde do jeito que preferir e asse em forno pré-aquecido por 20 minutos.


PARA OS BISCOITINHOS RECHEADOS COM GÉLEIA OU DOCE DE LEITE

Preaqueça o forno à 180ºC por 15 minutos.  Estique a massa com a ajuda de um rolo, em uma superfície polvilhada com farinha, até obter uma camada com espessura média de 0,5 cm. Corte os biscoitinhos com a ajuda de um aro frisado. Em metade deles, faça um buraquinho no meio da massa. Coloque os biscoitinhos em uma assadeira coberta com papel-manteiga e leve para assar por aproximadamente 20 min. Depois de frio, polvilho açúcar de confeiteiro apenas nas massinha com buraco no centro. Coloque-as sobre as outras massas e recheie o buraquinho com geléia da sua preferência ou então com doce de leite. A geléia vai ajudar a manter as duas partes unidas.

PARA O BELISCÃO DE GOIABADA

Preaqueça o forno à 180ºC por 15 minutos. Divida a massa em 30 partes iguais em formato de bola. Corte em retangulos pequenos a goiabada cascão. Achate as bolinhas e coloque um pedaçinho de goiabada no centro de cad auma. Dê um beliscão na massa para fechar as laterais, deixando as pontas abertas para a goiabada ficar visível. Coloque em assadeira e leve para assar por aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar e peneire açúcar de confeiteiro por cima dos biscoitinhos.

3 comentários:

  1. Hummmmmmmm...
    Vou TENTAR fazer os biscoitinhos!

    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  2. Tenta sim, qualquer dúvida me fala! Não é nada complicado, mas lembre que ela tem que ficar descansando na geladeira por pelo menos 30 minutos. Bjss ... depois conta como ficou!

    ResponderExcluir
  3. seu blog sempre me da fome!! preciso de aprender dicas "health choice" hahahaha estas suas tem caras suculentas demais para uma dieta balanceada que sempre comeca na segunda-feira! hahahahah

    beijaao! Ethel.

    ResponderExcluir